Saúde

Casos de superbactéria são registrados no Hospital Conceição

08/05/2013 09:46:46

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou dois casos da superbactéria NDM (New Delhi Metallobetalactamase) no Hospital Conceição, na Capital. É a primeira vez que a infecção por este microrganismo considerado altamente resistente ao tratamento por antibióticos é registrada no Brasil. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CESV), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, emitiu uma nota técnica notificando o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e todos os hospitais do estado sobre os casos.

Conforme a nota emitida pela SES, a contaminação pela NDM é de alta gravidade. “As opções terapêuticas tornam-se limitadas gerando não só impacto clínico, mas também epidemiológico, uma vez que a transmissibilidade do gene de resistência ocorre por elementos genéticos móveis”, diz trecho do texto. O Grupo Hospitalar Conceição, por sua vez, também por meio de nota, divulgou que só há uma infecção por NDM-1 e que o paciente teve alta hospitalar. “Hoje temos internados dois pacientes colonizados com NDM-1”, explica o infectologista Renato Cassol, do GHC, confirmando que um terceiro que havia sido infectado já teve alta hospitalar.

As autoridades de saúde também recomendam reforço nas medidas de controle de infecção, como higienização de mãos dos profissionais e do ambiente hospitalar, considerados fundamentais para evitar a disseminação de microrganismos multirresistentes.

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.